segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Planear as refeições







Tenho lido bastante sobre a importância de planear as refeições semanais. Tenho que admitir que é realmente útil para quem tem cuidados especiais com a alimentação. 
Eu levo todos os dias os meu almoço para o trabalho. Tenho cantina, é certo, mas não é muito saudável e não está adaptada a quem tem opções alimentares um pouco diferentes. Conseguir um prato vegetariano é quase impossível... Há que ter em conta também que a qualidade das matérias-primas utilizadas nem sempre será a melhor, pelo menos é o que me parece, pois das poucas vezes que  experimentei senti-me muito cheia e com dificuldades em fazer a digestão, coisa que não acontece quando sou eu a cozinhar.

Neste contexto, planear as refeições, assim como os ingredientes a utilizar é de grande utilidade por uma questão de gestão de tempo e dinheiro. Evita-se ir às compras e comprar  o que não se necessita, permite comprar as quantidades necessárias para que depois os alimentos não se estraguem e adaptar os pratos aos "restos" de comida que possam existir no frigorífico.
Como já referi várias vezes, não sou uma cozinheira espectacular nem gosto especialmente de cozinhar, mas a importância que a comida tem na nossa vida faz com que eu me esforce. Procuro receitas fáceis e intuitivas e utilizo bastante receitas de revistas especializadas. 
Para poupar e gerir correctamente o meu tempo, cozinho a grande maioria das refeições no fim-de-semana (resultado dos cozinhados de ontem nas fotos acima). Esta opção permite-me uma poupança em termos energéticos, pois cozinho tudo ao mesmo tempo e não preciso de cozinhar quando chego a casa à noite, já cansada...

Descobri também recentemente uma opção de pequeno-almoço muito interessante e que também permite poupar tempo pela manhã. Sao os chamados overnight oats... (foto da direita).

Os overnight oats são flocos de aveia que ficam durante a noite na frigorífico com outros ingredientes e, no dia seguinte, são uma óptima opção para um pequeno-almoço light e saudável. A receita simples pode ser feita em porções individuais, de acordo com a preferência de cada um, alternando camadas de frutas, iogurte, entre outros. Apesar do nome, a aveia não é obrigatória e pode ser substituída por outro cereal.

Além de ser uma opção de pequeno-almoço bastante prática, é também bastante saborosa.

Há vários sites com verdadeiras iguarias... É só procurar no Google ou Instagram...

Eu utilizei pudim de chia (leite vegetal com sementes de chia), fruta e granola e posso dizer que estava uma delícia... :)




5 comentários:

Manuela Araújo disse...

Olá Ana

Pois é importante planear! Um problema que eu tenho... bem tento, mas não consegui até agora... bem, houve uma altura que consegui, até fazia tabelas excel. Ainda hei-de voltar a fazê-lo, só que de lá para cá, a minha alimentação, mudou muito, e para melhor.
Obrigada pela sugestão! Beijinhos

Manuela Araújo disse...

Já agora, uma sugestão muito boa para acompanhar um pequeno almoço: figos secos que foram escaldaos em infusão de ervas durante a noite! Bom e alcalinizante!

Ana disse...

Olá Manuela! Que sugestão interessante! Vou experimentar! Obrigada!
A questão do planeamento para mim não é nada fácil, mas como tudo na vida exige esforço... 💪💪
Fico contente que a tua alimentação tenha melhorado, com ou sem planeamento 😊.
Beijinhos

Catarina H. disse...

Eu gosto de papas de aveia, mas quando faço, cozinho sempre a aveia. Já vi várias receitas de "overnight oats" mas confesso que nunca experimentei. Preguiça, talvez...
Para quem tem uma vida agitada, o planeamento das refeições ajuda bastante: poupa-se tempo, dinheiro, reduz-se o desperdício e não se cai no erro de estar sempre a comer o mesmo. É só vantagens :)
Bejinhos

Ana disse...

Prova os overnight oats Catarina! Eu estou cada dia mais adepta desta modalidade! Além de poupar imenso tempo pela manha, são óptimos!
Planear bem as refeições só traz vantagens!
Beijinhos